sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Multiplicação para alunos do 4º ano do ensino fundamental


Público alvo: alunos da 3ª série ou 4º ano do ensino fundamental
Objetivo:
 - Levar os alunos a compreensão da multiplicação através de hipóteses matemáticas partindo da realidade dos alunos.
 - Mostrar ao aluno que a multiplicação vai além da soma de parcelas iguais, trabalhar também o conceito de proporção.
 - Levar o aluno a identificar o conhecimento matemático da multiplicação através de atitudes do seu dia-a-dia, fazendo com que ele perceba a importância do conceito e a facilidade que a multiplicação proporciona.
 - Que os alunos sejam capazes de fazer análises quantitativas.
 - Que eles possam resolver situações – problema e construir o significado das operações, buscando segurança na capacidade de calcular.

Avaliação:
 A avaliação deve ser feita a partir da observação do professor  durante o desenvolvimento das atividades.
 Deve observar a participação do aluno durante a aula, se este faz perguntas coerentes, se consegue resolver problemas sozinhos, se consegue criar hipóteses no seu raciocínio, que estratégias ele utiliza para desenvolver determinada atividade; se é um aluno colaborativo e assíduo na entrega das tarefas propostas.
Proposta de trabalho:
  - Ao chegar em sala de aula é necessário verificar se os alunos tem noção de números, se sabem contar e  para que utilizam os números;
 - Pergunte a eles sobre a quantidade de copos que tem em casa, quantos desenhos assistiu hoje ou na semana;
 - Fazer com que os alunos falem sobre os números, se sabem contar;
 - Fazer com que os alunos contem até 10, até 100, depois de 2 em 2, de 3 em 3, 5 em 5, de 10 em 10 e assim por diante.
 - Faça algumas escritas na lousa utilizando a adição de números diferentes e depois com números iguais, verifique se os alunos conseguem identificar alguma diferença nessas adições;
 - Faça grupos de desenhos e represente com a adição, pergunte aos alunos se eles conhecem outra maneira de representar aquela soma;
 - A partir deste conhecimento acredito que o aluno seja capaz de compreender o porquê da tabuada e a sua construção, não havendo a necessidade de decorar.  
- Mostre ao aluno que a multiplicação é um “atalho” da soma de números iguais, mas não somente isso.
 - Faça grupos de alunos variando algum objeto em questão como por exemplo: 3 grupos com 2 alunas em cada grupo vestidas com camiseta branca, no total quantas alunas temos na sala com camiseta branca.
 - Podemos também formar grupos com o material escolar dos alunos, faça grupos com os cadernos, lápis, borrachas e depois converse com eles sobre a quantidade de material que temos, de que maneira podemos agrupar, pode ser por cor, tipo, peso.
Por exemplo: 5 grupos de 3 canetas azuis cada ou 3 grupos com 5 canetas azuis cada;2 grupos com 3 cadernos espiral ou 3 grupos com 2 cadernos espiral e assim sucessivamente.
 Após essa atividade é possível trabalhar com os alunos a noção de proporção:
No início trabalhar com atividade simples e de preferência relacionar com a realidade do aluno, como: relacionar que os alunos daquela sala irão fazer um lanche no refeitório da escola e qual será a quantidade de lanche a ser servida no mínimo.
 
Ao trabalhar com proporção é necessário relacionar com o cotidiano do aluno, como por exemplo:
 1) Ana vai comprar 10 pães na padaria.Cada pão custa R$ 0,30 a unidade.Quanto ela vai pagar pelos 10 pães?
 2) Um picolé custa R$ 1,00.Júlia quer comprar 5 picolés.Quantos ela irá pagar nos 5 picolés?
Além de trabalhar proporção  é necessário relacionar  a multiplicação com a adição, através de situação problema como por exemplo:
 1) Minha avó tem que tomar 4 comprimidos por dia, durante 5 dias.Quantos comprimidos preciso comprar?
 2) Joana tem que pegar 2 ônibus para vir a escola todos os dias.Ela paga por dia nas passagens de ônibus R$ 5,00.Quanto ela irá pagar durante a semana?
Nesse caso mostrar ao aluno que a comutativa ( a x b=b x a) não ocorre, porque estamos trabalhando com situação real e o inverso na prática não é correto.
Nos dias atuais temos o computador como nosso aliado, e a partir dele o aluno consegue adquirir conhecimento por simulação, sendo a atividade com jogos educativos muito importante no processo ensino aprendizagem, onde o aluno irá aprender a lidar com os símbolos da matemática  e a pensar por analogia.
Além dos jogos, temos alguns softwares educativos que irá ajudar muito no processo da aprendizagem matemática.
Existem também os jogos de exercícios que são importantes e possibilitam uma compreensão e a perceber as regularidades que existem.
 
Alguns jogos que podemos utilizar:
1 - Jogo educativo da aritmética ( Tabuada: Tuxmath – projeto Tux4kids).
 Este jogo é parecido com os jogos de vídeo game, mas está inserido um contexto matemático.
 O objetivo deste jogo é impedir que as bombas atinjam as construções de uma cidade em ataque.
 As bombas no jogo são “operações matemáticas” que serão destruídas somente se o jogador acertar o cálculo. Ao aparecer a bomba, ou melhor, o problema a criança necessita digitar o número correspondente a resposta para se defender e assim vai dificultando de acordo com as faces.
    
2- CD do Educador de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, ou melhor do 2º ao 5º ano
São mais de 30 jogos onde o professor pode trabalhar diversos conceitos matemáticos, tem o Jogo das Contas; Jogo das operações; tabuada ilustrativas;Encontre os fatores e outros.Tem jogos de simulação, de exercícios que são importantes na aprendizagem.
3- Temos os jogos disponivéis online ou para download, onde o aluno pode jogar para aprendizagem matemática.
 
Bibliografia:
1) Alencar, Eunice M. L. Soriano de;Fleith, Denise de Souza – Contribuições Teóricas Recente ao estudo da Criatividade, Universidade Católica de Brasília, Jan-Abril 2003
2) Maldonato, Mauro; Dell´Orco, Silvia – Criatividade, Pesquisa e Inovação: O caminho surpreendente da descoberta, Jan-Abril 2010
3) Detoni,Adlai Rolph; Clareto, Sônia; Julio, Rejane Siqueira – Múltiplas Multiplicações, Universidade Federal Juiz de Fora.
Sites: